Efeitos do calor sobre o gado de corte e de leite
A estação mais quente do ano começou no ano passado e se estende até março. As altas temperaturas afetam nós, humanos, assim como os animais. Se não houver cuidados corretos com os bovinos no verão, os prejuízos podem ser grandes.
O calor gera desconforto no animal, que produz cortisol, um hormônio diretamente ligado aos níveis de estresse. Esse efeito acontece tanto no gado de corte, quanto no de leite. O aumento da concentração desse hormônio faz o animal se alimentar menos, o que prejudica o crescimento do gado de corte.
O gado de leite desenvolve sudorese, que o faz perder muitos líquidos e sais minerais. O animal então passa a consumir mais líquido para manter a regulagem da temperatura corporal. Ou seja, além dos gastos maiores gastos com insumos, também há prejuízo pois o leite acaba tendo qualidade inferior.
Quando a temperatura corporal do touro aumenta, o mesmo acontece com a temperatura interna dos testículos. Isso causa diminuição da qualidade e quantidade de sêmen. Na fêmea, o processo é similar: os ovócitos produzidos são de baixa qualidade e muitas vezes impedem a fecundação.
Até mesmo o embrião sofre com os efeitos das altas temperaturas. Por ser muito sensível às oscilações térmicas, pode acabar morrendo precocemente, além de defeitos congênitos ou má-formações morfológicas.
Na fase pós-parto, o bezerro tem metabolismo acelerado, sua frequência cardíaca e respiratória é elevada. Já seu mecanismo de regulagem de temperatura corporal é menos eficiente e ele pode apresentar hipertermia associada ao calor.
Para manter o bem-estar do gado nessa época de calor, a introdução de árvores em sistemas pecuários ainda se mostra uma opção viável. A sombra disponibilizada favorece a redução da temperatura corporal do animal, o que diminui o estresse ao qual eles são submetidos nessa época.
Além disso, sistemas integrados oferecem vantagens como a possibilidade de duas ou três atividades econômicas no mesmo espaço ao mesmo tempo. O meio ambiente também é favorecido, pois a retenção de água pelo solo aumenta. Para os animais, o sombreamento da pastagem é a parte mais importante, tendo em vista que a copa das árvores bloqueia grande parte da radiação solar e diminui até cinco graus a temperatura ambiente.
Destaques
-
A excelência de cada semente é o nosso negócio
-
Imunização de Bovinos e Bubalinos contra Febre Aftosa.
-
Controle de capins invasores na pastagem.
-
Temporada de chuva: ideal para o cultivo de forrageiras.