Previsão de crescimento para a produção leiteira no Brasil em 2019

imagem do post

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que após dois anos seguidos de queda, 2015 (queda de 2,8%) e 2016 (queda de 3,7%), houve aumento de 5% na produção de leite inspecionado em 2018. Isso significa que o Brasil fechou o ano com volume anual menor do que 2014, período anterior à crise.

 

Entre os principais desafios enfrentados pelo produtor de leite em 2018, o valor pago por litro foi um dos primeiros: cerca de R$1,20, apenas um pouco acima do que era pago em 2016, no auge da crise econômica.

 

Após um ano estagnado, 2019 começou com preços um pouco mais elevados do que o ano anterior, o que significa um aumento no lucro para o produtor.

 

Segundo estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), com base em dados da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), a produção leiteira no Brasil deve crescer 2,5% em 2019.

 

A boa produção das safras 2018/2019 de soja e milho representa ponto positivo para a pecuária de leite. O recorde de produção contribui com a diminuição dos custos com a alimentação das vacas, principalmente com a produção de concentrados.

 

A rentabilidade das fazendas é favorecida pela redução de preço dos insumos, o que pode resultar em uma expansão na produção leiteira para 2019. Vamos esperar pelos melhores resultados e uma recuperação para o setor da pecuária de leite neste ano.

Destaques