Tecnologia na contagem de gado

imagem do post

Monitorar a população de gado é essencial na gestão da atividade agropecuária. Em fazendas que praticam a pecuária extensiva, em que o gado é criado em grandes áreas a pasto, esse procedimento é complexo, exige tecnologia e métodos avançados.

 

Uma pesquisa coordenada pela Embrapa foi aprovada para financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O projeto colaborativo é liderado por Jayme Garcia Arnal Barbedo, da Embrapa Informática Agropecuária (SP).

 

O objetivo desse estudo é desenvolver uma metodologia para agrimensura pecuária usando vants ou drones (veículos aéreos não tripulados). Os levantamentos aéreos podem ser uma solução potencial para a detecção e contagem do gado.

 

No caso de imagens por satélite, a resolução não é suficiente para identificar animais individualmente, além do risco das captações serem comprometidas pela presença de nuvens.

 

Nesse novo projeto, os testes serão feitos com câmeras convencionais e 360º, para definir qual metodologia se mostra mais viável.

 

O projeto busca, futuramente, avançar na área de ciência da computação e criar algoritmos não somente para a contagem, mas para monitoramento de outros aspectos do gado, como saúde animal, medidas corporais e outros.

 

A contagem tradicional exige o deslocamento do gado, que faz com que o bovino passe mais tempo caminhando e deixe de se alimentar, ruminar e descansar, o que pode afetar seu ganho de peso e imunidade.

 

A contagem aérea evita a necessidade de reunir o gado e reduz o estresse devido ao deslocamento.

 

Entre as tecnologias que deverão ser desenvolvidas estão a capacidade de detectar o bovino, diferenciar animais de outros objetos, levar em consideração a movimentação do animal, tipo de área da fazenda, entre outros detalhes específicos da propriedade.

Destaques